domingo, 27 de janeiro de 2008

Primeira dúvida

A primeira dúvida que todos nós devemos ter, que muitas vezes nos é questionada e nós respondemos apenas com uma simples palavra, sem saber o verdadeiro significado da pergunta, nem a verdadeira resposta é: Quem sou eu?
Será que você realmente se conhece? Ou você sempre fica em dúvida se prefere uma viagem para a praia ou para um resort? Ou você não sabe se realmente está fazendo aquilo que gosta?
Quem assistiu o filme "Quando Nietzsche Chorou" conhece um método bom de saber realmente se você está vivendo a vida da maneira que gosta: imagine que, depois de sua morte, você tenha que viver a mesma vida que viveu infinitas vezes, sem poder mudar nada, e sem ter consciência disso. Será que você gostaria?
Muitas pessoas se desesperam com este exercício, mas só a partir do momento em que percebemos que estamos fazendo tudo errado é que podemos começar a fazer tudo certo.
Espero que vocês reflitam um pouco sobre si mesmos e, se quiserem postem algum comentário sobre o que acharam desta dúvida: Quem é você?

2 comentários:

Gabz disse...

realmente, é difícil alguém que saiba responder exatamente quem é.
eu admito que não saberia me definir totalmente. sou analfabeto funcional, leigo, ignorante quando se trata da minha própria pessoa.
sou mutável, todos somos.
e por isso é muito dificil alguém dizer de si mesmo, eu me conheço completamente.
todo dia, somos testados por algo diferente, que nos obriga a mudar.

adorei o blog.
^^

Unknown disse...

Conheça e participe da SOCIEDADE BRASILEIRA DE FILOSOFIA, maiores informações e-mail SBFILOSOFIAJF@GMAIL.COM ou na comunidade do orkut

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=47490322